quarta-feira, agosto 26, 2009

10 desculpas para evitar pedidos ao DJ

Sem pedidos, por favor !

Well, recentemente, entre uma twitada e outra, o brother Sidney Gomes aka. Sidão, DJ do Skye, que fica no Hotel Unique, aqui em São Paulo, nos brindou com um link interessante, com o sugestivo título 10 desculpas para evitar pedidos ao DJ ! Clique aqui e leia o artigo original, em inglês no site Beatportal ou, se preferir, continue lendo aqui mesmo minha versão brasileira livre, que eu mesmo, pessoalmente, em pessoa, fiz !

No texto original, Terry Church, cita a confusão, pouco noticiada aqui no Brasil Guaranil, de Miss Paris Hilton Vs Steve Angello, acontecida esse ano na Winter Music Conference. Fazendo uma atualização básica pra quem não soube do bafon, Paris pediu para que Mr Angello tocasse Hip Hop, Daft Punk e Bob Sinclar, com a recusa de Mr Angello o pau comeu solto. Ok, informação passada, vamos ao que interessa. Quer saber mais ? Clique aqui ou aqui !

Beatportal.com

Em uma das vezes que toquei no projeto TV DJ do Gregão (tô devendo um post a respeito !), toquei uma faixa do Andre Harris que se chama 10 Things Not To Say To a DJ, muita gente quis saber o nome dessa faixa porque é divertida e narra 10 Coisas que você não deve dizer a um DJ (sic). Na onda de Andre Harris e Terry Church, aqui vão as 10 desculpas para evitar pedidos do DJ, traduzido, remixado e sacudido por Elson Cabral (minha intenção não foi traduzir somente o texto, visto que, fiz algumas adaptações para a nossa cena !):

01 - Estou só abrindo a pista

Ok, no texto oficial é mais bacana: "Sou só o DJ Warm Up", enfim, o DJ que abre a pista e vai levando até o DJ oficial chegar.

É uma resposta geral que pode ser usada para qualquer pedido, seja ele Hip Hop ou música clássica. Essa resposta sugere que você está tocando deliberadamente faixas que o pessoal não quer ouvir, de modo que o DJ, que virá depois de você, tocará realmente o que o povo que ouvir. Isso deve manter o chato bacanão longe da cabine do DJ por um tempo. A sacada da resposta é manter o chato bacanão no clube escutando seu set, porque ele vai esperar o próximo DJ chegar. (Ah ! Isso vai !) Ninguém gosta da pista vazia, mesmo que ela esteja repleta de chatos bacanões, tá valendo !

02 - Quanto tempo você está aqui? Eu toquei essa antes de você chegar.

Quando perguntarem sobre uma faixa específica, imediatamente responda com “Quanto tempo você está aqui?” Para arredondar mais a resposta (veracidade, babe !), acrescente: “Putz, Desculpe, mas toquei essa faixa antes de você chegar.” Sua resposta coloca a culpa nas costas do nobre clubber chato que pensará que deveria ter chegado mais cedo, e a sacada na resposta é que a próxima vez ele será o primeiro a entrar na pista. Essa é boa, mas tem mais...

03 - Vou passar pro próximo DJ tocar

Essa é um alternativa para o "Estou só abrindo a pista”, aliás, você pode usar essa resposta para sacanear o próximo DJ (no bom sentido, claro !), um pouco de rivalidade é saudável para a cena (hehehe). Você poderia, inclusive, pedir que o mano chato escreva seus pedidos em um pedaço de papel, que você vai jurar que passará para o próximo DJ. Quando você passar os decks para o próximo DJ, entregue a lista pra ele e dê aquela piscadinha amistosa pro brother chato. Vá pra casa antes que os fogos-de-artifício comecem.

Uma outra saída inclusa nessa desculpa é usar o "fator tempo" para que o brother chato ouça o seu set inteiro. Conte (use a imaginação !) quantas faixas ainda faltam para acabar seu set e diga: “após X faixas, eu vou tocar a sua.” (óbvio que seu set vai acabar antes...)

"Eu pareço com uma $%*& de
uma
Jukebox pra você ?"

04 - O gerente não deixa.

Jogar a culpa nos outros é um truque que se aprende desde o jardim da infância, e se você diz que o gerente da casa não te autoriza a tocar QUALQUER faixa que o amigão chato quer, ele ficará satisfeito o suficiente para te deixar em paz.
Seja simpático, diga: “Pois é, eu até tenho o novo CD da Beyonce e tal, mas o cara é tal moderfoquer que quer que eu toque somente esta porcaria de House Music.” Cuidado com aqueles amigões chatos que se acham no direito de reclamar para o Gerente (pior se o conhecerem !). Senão você será forçado a tocar a nova faixa da Beyonce prostituto da vida.

05 - Os CDJs/toca-discos/laptops estão quebrados

Uma outra ótima desculpa é responsabilizar toda a tecnologia do Universo !

Porque todo mundo já teve a experiência com um computador travado, um CD pulando ou um fio descascado, queira ou não.

As cabines modernas são movidas a tecnologia. Num passado remoto, você não diria: "Os toca-discos estão quebrados", afinal seria no mínimo estranho, senão uma mentira deslavada.

Mas com CDJs, toca-discos e notebooks na cabine, normalmente trabalhando "tudo-junto-ao -mesmo-agora", você pode associar um deles à música do espertão chato por exemplo:

“Você tem algum Hip Hop?”
“Sim eu tenho, mas somente em CD e os CDJs estão quebrados.”

06 - Claro, eu vou tocar em um minuto.

Esta linda resposta é a desculpa mais popular, e também a favorita de muitos Top DJs que vão desde Jesse Rosa e Paul Woolford (ambos disseram que usam muito essa resposta). É curta, doce, rápida e rasteira, não se perde tempo com ela.

Imediatamente respondida ainda dá ao bonitão chato poder e satisfação. Ele se sentirá senhor do pedaço e ainda te paga uma bebida (que é um bônus). Ele vai pra trás da sua cabine ou se juntará aos amigos feliz e satisfeito, e muito provavelmente esquecerá o que te pediu.

Mas numa rara ocasião, ele voltará pra te falar que você não tocou a faixa ainda, apenas responda: “vou tocá-la logo após essa” e continue fazendo seu set.

"Money, money, money"

07 - Eu tocarei o que você quiser ! Se você me pagar $100/$50/qualquer quantia astronômica, eu toco qualquer coisa !

Os pedidos tendem a vir mais quando a pista está vazia, porque os possíveis frequentadores do clube gostam de exercitar o controle sobre seu ambiente quando não tem nada melhor pra fazer.
Mas se o clube é realmente tosco, e seu set Deep-Dirty-Bacanudo não está sendo apreciado da forma que merece, então porque não ganhar uma verba extra e ir embora? Funciona assim:

Cada DJ deve carregar com ele um CD mixado com Hip Hop e Pop, assim que o pseudo-DJ chato pede pra tocar esse tipo de música, você pode exigir $100 pratas (Nessa altura do campeonato você JÁ É uma Jukebox) e então manda ver o CD mixado. Aí você pode encenar sua performance o resto da noite, ou melhor, vá embora pra casa. Saindo você estará emitindo silenciosamente um sinal ao pseudo-DJ chato que, se querem música de mer%$*&, é só plugar seu iPod.

"Ipod DJ"

08 - Coisas nojentas ou doenças

Ok, quer barra pesada ? Vamo lá. A idéia aqui é mentir sobre uma doença qualquer, assim, o moderfoquer chato esquece tudo sobre a música e se preocupa apenas sobre sua situação.
Desmaiar é bom, Chamar o Ugo é melhor ainda. Ninguém gosta de ver alguém Chamando o Ugo, e, com certeza absoluta, o cheiro deve desanimar qualquer um a chegar perto da cabine outra vez. (Blargh !)
Se você realmente quiser dar um passa fora no moderfoquer chato, você poderia dizer que está com uma doença grave e só descobriu sobre ela hoje (sic). Ninguém gosta de falar sobre doença grave.

09 - O que ? Como é ? Hein ?

Nightclubs são ambientes barulhentos e DJs possivelmente ficarão surdos, tire vantagem sobre esses dois fatos e finja que não está ouvindo uma vírgula do que o campeão chato está dizendo. Se você gritar “O que? Desculpe. Não estou te ouvindo!” a tudo que ele disser, eventualmente ele te deixará em paz. Podem ser 15 minutos, pode ser meia hora, mas é garantido, eleste deixará em paz.

10 - Você sabe quem eu sou? Eu sou Steve Angello

A treta de Steve Angello/Paris Hilton é notória no mundo das celebridades, toda a massa rica do planeta conhece a história. A publicidade da garota fez um bom trabalho em retratar o DJ Sueco como um Ogro que não hesita em espancar uma criança apenas por olhar pra ele. Mas ninguém sabe exatamente com quem ele se parece, poucas pessoas fora da cena sabem que é Steve Angello. Assim você poderia se passar por ele ! Já é o bastante para assustar e manter a maioria de presunçosos chatos longe da cabine.

Óbvio que a intenção é ser engraçado com esse post, porém, todavia, no entanto, é um saco quando nos pedem uma faixa, principalmente quando ela jamais entraria em nosso repertório. Entre milhares de histórias que tenho de cabine, uma que eu lembro de ter usado a desculpa 09, o chato fez questão de escrever no celular bacanudo dele se eu tinha determinada faixa e mostrou a tela pra eu ler...

Uma outra que lembro foi numa festa lá pelos anos 90, aonde um dos bacanas da festa era DJ e, subiu no apartamento dele pra pegar os vinis pra eu tocar (vinis que eu tinha, diga-se de passagem !)! Essa foi terrível... Tem alguma história aí ? Põe nos comentários...

post ouvindo Jay-J - Love Alive do álbum homônimo.

2 comentários:

Sidão disse...

Utilidade pública no House Music BR. Ficou jóia, Elsão :)

kicknofalante disse...

Valeu mano Sidão ! Deu um pouco de trabalho, mas ficou divertido ! Hehehe