Depois do advento do computador, é notório que a produção musical se tornou uma saída interessante para os pseudo-artistas de plantão. Isso é bem interessante, especificamente para a música eletrônica, aonde a pequenos cliques de distância, temos ao nosso dispor uma gama enorme de instrumentos virtuais ali disponíveis ao nosso bel prazer.
Ableton Live
Hoje em dia, softwares como o Ableton Live, Reason ou o Logic, para citar apenas esses, são uma verdadeira coqueluche entre DJs/Produtores, do Psy à House Music, se existe alguém produzindo, com certeza os amigos aí devem constar no vocabulário.
Estudo o Ableton Live a um certo tempo e, posso afirmar que é uma ferramenta magnífica.
Tenho amigos que produzem House, muitos deles com passagens por aqui não só uma vez, diga-se de passagem, com faixas a venda em vários sites pela internet. O grande problema dessas ferramentas meu caro leitor, é o início. Ninguém nasceu sabendo tudo.
A princípio, para produzir música, seja ela qual for, o interessante é ter idéia do que você quer produzir e entender toda a métrica do gênero. É muito comum na música eletrônica, DJs se tornarem produtores, isso não é a toa. O DJ entende da métrica de uma canção, e sabe que existe uma intro, refrão, break e que cada vertente tem seus instrumentos característicos.
Não, o DJ não é Bidú, tão pouco um mutante, isso é adquirido ouvindo muita música ! Muita música mesmo ! Todo tipo de música...
Você não é DJ, mas tem bom gosto musical ? Boa, meio caminho andado... Se você é músico, melhor ainda... Você não imagina o que pode ser feito num software desses... Aliás, musicalmente, pode-se fazer qualquer coisa, é só ter paciência, bom gosto e tempo para descobrir os macetes dos programas.
Ableton Live Preview
Resolvi fazer esse post porque todos que sabem que estou me dedicando a produção, me pedem dicas, esclarecimentos e até aulas de Ableton Live. Não meus caros, não sou expert no assunto, sou apenas um DJ me empenhando pra fazer algo interessante para minha House Music querida, garantir a minha parte do bolo !
Mas, conversando com alguns amigos mais experientes, posso indicar algumas informações úteis, bom, pelo menos pra mim:
- Não ceda às facilidades, procure não usar samples;
Normalmente você fica tentado em usar uma base, por exemplo. Por mais bacana que ela seja, você consegue fazer algo, no mínimo, parecido. Quebre-a em kicks, snares e claps e use algo como o Drum Rack do Ableton, pelo menos tem seu suor ali.
- Procure entender os efeitos que você usa em suas produções;
Usar um efeito que vai pesar na sua produção sem entender do riscado, só porque vai deixar sua track bombada, não é uma boa pedida. Antes de fazer isso, veja se no contexto, o efeito vai ficar bacana ali. Saiba o que vai fazer.
- Lembre-se que a House Music tem suas particularidades, elementos, velocidade e tempos específicos;
O blog trata de House Music, por isso a dica segmentada, mas usual a qualquer outra vertente. Procure não misturar elementos de outras vertentes, a não ser que seja estritamente sua intenção. Conheço produtores que defendem a mistura geral, veja bem, a idéia é ótima, mas na prática a coisa é mais complexa do que se imagina. Faça o feijão com arroz de início, os maiores clássicos são simples.
- Ouça muita música;
Leve em consideração sua bagagem musical, conheça o que você quer fazer. Mesmo usando samples, se é sua intenção, não é simplesmente um copy/paste. Existe uma certa lógica na coisa. Digo isso principalmente ao usar acapellas. Acapellas são aquelas versões das músicas apenas cantadas. Não é uma tarefa muito simples sincronizá-las a uma base, mas é possível. É trabalhoso, mas vale a pena !
- Conheça o software.
Ok, isso é até óbvio: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos ! Aprenda a usar seu software. Para fazer produções cada vez mais elaboradas, deve-se estudar seu software, e muito. Não estou aqui falando daquelas produções bagaceiras que ouvimos por aí (com muita frequência diga-se de passagem !). Junto com a facilidade dos programas, vem de brinde, grátis, o fator humano presente em tudo que existe nesse mundão, e, com ele, o famoso gosto duvidoso !
Tutorial Eletronic Sinthy Bass para Live
Dica ? Aqui na internet existem "n" vídeo aulas além dessa aí de cima no nosso grande amigo YouTube. Sem gastar nada você pode ter uma bela noção de produção musical. Claro, além do mundo virtual existem várias escolas de produção, isso e fato, apenas citei a Net como eu sempre a uso, buscando informações.
Só pra deixar claro novamente: não sou nenhum expert no Ableton Live, nem tenho o hábito de deixar exemplo do que produzo por aí, ainda... Mas, deixarei aqui alguma track completa, quando terminar uma !
No momento venho estudando os VSTs que são instrumentos virtuais. Espécie de emuladores que reproduzem sons, de um simples shake até uma orquestra de cordas ! Pra mim é um pouco mais trabalhoso, por motivos orçamentários não possuo teclado controlador, fato que logo sanarei, mas vale a investida assim mesmo, na dureza, acredito que dá pra tira leite de pedra !
E assim, usando alguns ditados populares esdrúxulos, vou acabando meu texto ! Logo mais farei outro post falando a respeito dos tais VSTs e mais algum fato que sobrou...
Faltou alguma coisa ? Tem algo a dizer ? Comenta aí...
Nenhum comentário:
Postar um comentário