terça-feira, março 10, 2009

"Manual Básico para o DJ" ou "A Arte de mixar em cinco práticos fascículos"

Mr DJ Frankie Knuckles - O Papa da House

Olá meus caros amigos, o wannabe-DJ sempre tem dúvidas quando está iniciando, não, não sou dono da verdade, não tenho essa pretensão... Apenas resolvi fazer esse post para ajudar (ou confudir !) o pessoal que quer aprender a mixar...

Não vou entrar em detalhes sobre equipamentos, o que importa aqui é que você já os tem e está perdido em como começar...

E outra, não tenho muita didática, aprendi na raça, com Garrards e mixer Chorus. Não cheguei nem a tocar nas Gradientes da época (Anos 90)...

MKII

Cursos

Na maioria dos cursos, você aprende compasso e tempo, na música eletrônica isso é o básico... Mas, também não adianta só ter o basicão da coisa... (Os cursos não ficam só nisso, não estou aqui tacando pedra neles...)

Mas, eu penso que o DJ, definitiva e essencialmente, deve trabalhar com o feeling... Vamos às possíveis "dicas" da coisa...

Veja bem: Não tenho a verdade absoluta, são apenas dicas, fique a vontade para opinar, sua opinião é importante !

1)Pitch: Só solte se acontecer um hecatombe de proporções inimagináveis.

O pitch é o amigo inseparável da boa mixagem, só solte se cortarem seu braço fora quando tiver certeza absoluta que não haverá variação na sua mixagem... Como ? Na pré-escuta, a segunda dica:

2) Pré-escuta, algo que ninguém na pista tem, só o DJ !

Isso mesmo, o DJ não é bidú, ele tem uma pré-escuta... E você: Ahá ! Sabia que ele escutava a faixa antes !!! É verdade, para as mixagens sairem perfeitas, o DJ escuta as faixas antes e vai tentando sincronizá-las nas batidas... Diz a lenda que o quão rápido o DJ consegue essa proeza, mais técnico ele é... Na real eu acredito que é força do hábito...

DJ's pré-escutam as faixas não só na cabine, somos uma classe que tem compulsão por música, pré-ouvimos tudo antes, em casa, no carro, no banheiro... E isso deve ser levado a sério, sua mixagem depende de conhecer cada faixa que está tocando... Sim, é trabalhoso, mas quem falou que não era ?

3) Compasso, beat, tempo, etc...

A música eletrônica, aqui sempre falamos de House Music, é sempre marcada por bases repetitivas que seguem um ciclo. O famoso 4 x 4... Não, não são veículos... Funciona assim: Depois de quatro tempos de quatro batidas, tudo se repete... Simples assim ? Sim. Aí são adicionados os elementos característicos a cada estilo de música eletrônica. Na House Music, temos muitos instrumentos reais, pra dar aquela característica orgânica né ?

Por que o Wannabe-a-dj tem que saber isso ? Simples: São esses tempos, característicos a cada produção, que se mixa, sacou ? Vale contar, bater o pé, sacudir o pescoço... Só não vale perder o tempo que você vai soltar a faixa pra mixar.

CDJ

4) Cue e Jog (ou é aqui que começa a brincadeira !)

Os CDJs, CD Players profissionais para DJs, tem uma função muito útil, o famoso CUE... Pra que serve esse danado ? Vou explicar...

Utilizando discos de vinil, o nobre DJ posicionava a agulha no início do discão e marcava o ponto, segurava o disco com a mão e, soltava no início da suposta mixagem, dando ligeiros acertos no pitch (não o solte jamais !) ou mesmo ligeiros apertos do prato do toca-discos, todos tem sua técnica, e são todas válidas.

Muito bem, nos CDJs, o tal cue faz a parte árdua de procurar o início da faixa para facilitar o início da mixagem... Sim, fácil ? Bom... Sem o contato visual que o vinil me trazia, eu, oldschool, penei um pouco pra pegar a manha no tal CDJ, mas depois é mole... O tal jog faz a parte dos "ligeiros apertos no prato"...

O jog é aquele prato que auxilia a mixagem, ele faz as vezes de um prato de toca-discos, pra você acertar a mixagem... Pequenos acertos ? O Jog resolve...

CDJs facilitam a vida, mas não mixam pra você...

5) Feeling (O fundamental !)

Sim. Não adianta ter a maior técnica do Sistema Solar e não saber o que fazer numa pista ! É muito comum pedidos musicais no mínimo insanos durante um gig... As vezes você se depara com cada coisa que eu teria que escrever um post gigante a respeito...

Por força das circunstâncias, o DJ está trabalhando enquanto todos se divertem, o que não deixa de ser uma diversão também, óbvio... Mas o DJ é responsável pela felicidade da pista, isso mesmo... DJ tocando música boa deixa a pista feliz, e isso meu camarada, só se consegue com feeling...

Você já deve ter ído numa festa que a pista estava vazia e o som nenhum pouco agradável, a culpa meu caro, é do DJ... Profissionais pouco treinados são terríveis, agora DJ sem feeling são piores...

Ele acha que tá fazendo o maior sucesso, mas pode afundar uma pista, se não por uma mixagem sambada, por uma faixa mal escolhida.

Pois é meus caros amigos, se faltou algo, fiquem a vontade... Comentem, peçam auxílio... Farei o possível para ajudá-los.


Johnathan aka. ellaskins @ DJ Tutor

Ah ! Pra elucidar um pouco mais, me amarro nesse malucão aí de cima... Se chama Johnathan aka. ellaskins e faz parte do DJ Tutor, um site ótimo para DJs iniciantes (ou não !) .O Cara manda bem... Têm vários vídeos dele espalhados por aí... Coloquei um didático e outro divertido... Hehehe


Qual o melhor som ? Vinil ou CD ? Hahaha

Veja os outros vídeo clicando aqui !

É isso ! Fui !

post ouvindo Andre HArris - 10 Things Not To Say To a DJ
colaborou: Leo Machado

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

bom post Elsao!
vlw! =]

tbm seria bacana uma especie de "Manual basico p/ o DJ. Pt 2" falando, em vez de CDJs e vinis, comentar sobre os softwares como Virtual DJ.. etc, sei la, só uma dica =]

abraço!

Fernando.

Tele Dias disse...

Olá amigo, tenho uma escola de DJ...4beat em Maringá-PR-Brasil e estou reformulando minhas apostilas na raça e na proxima aula que darei no curso intermediario pra relembrar a tecnica de mixagem aos alunos irei imprimir seu comentário (claro citando a fonte), e se você me autorizar vou incluir isso na nova apostila.... muito bem escrito simples e legal, abraço a todos.... Telê Dias www.4beat.com.br

Sandro Costa disse...

Dj's não precisam necessariamente ouvir suas faixas para não se perder na hora da mixagem, basta conhecer "METRICA MUSICAL" coisa basica que se aprende em qualquer curso de Djs....

Núcleo de Jornalismo da Amazônia disse...

Muito obrigado me ajudou muito eu sei tocar soltar as músicas no tempo certo o problema que quando chega na hora do pitch eu me enrolo todo vc tem alguma dica pra mim aprender a dar o pitch?

Anônimo disse...

Pô, muito legal sua pagina irmão. Mas eu tenho uma duvida... Existe uma certa variação de vertentes de músicas eletrônicas no tempo (ou pitch) Tipo... Eu toco Psy Trance, e algumas vertentes dentro do psy trance varia o pitch sabe? O Progressive é de 0.75, Full on: 0.70, Full Power: 0.65, e pelo que parece o Dark também é 0.65, mas eu não consigo sicronizar o dark com full power, e já usei ouvido, subi e desci bpm varias vezes sabe? Dimui 0.05 e nada... Sabes como eu posso lhe dar com isso? Porque muitas das vezes isso acontece com músicas boas entende? Que eu tenho a total certeza de que levanta pista mesmo. Qual dica você pode me dar?

Unknown disse...

Cara , to com o mesmo problema e nao acho em lugar algum...como vc ajusta a porcentagem do pitch na controladora/software ? House mixo perfeitamente, mas prog samba de qqer jeito!