quarta-feira, dezembro 18, 2013

Algumas razões para mixar "de ouvido"

As coisas andam paradas por aqui ! Com o crescente aumento de micro blogs, meu empenho ao House Music Br anda em baixa. Mas vou sanar o problema.

Li uma matéria agora a pouco, na PassionateDJ.com, que cita dez razões para mixar "de ouvido" e resolvi escrever algumas opiniões a respeito. Não vou re-escrevê-la, você terá que gastar um pouco do seu inglês lá no site gringo.

Sou um DJ de coração. Não tenho curso de mixagem, nem de discotecagem, nada técnico. O que sei mais técnico, como alguns nomes de técnicas, aprendi em workshops e/ou vendo DJs com técnica mais apurada que a minha. E, posso dizer, com certeza, que isso trás algumas vantagens.

A principal delas é não importar qual a mídia você manipula. É verdade. Uma vez que você tem um ouvido apurado, não importa qual a origem da canção: CD, Vinil, cassete, drum-machines, etc, etc, etc.

Esse manja dos paranauê !
(Nem precisa de ouvido ! :-) )

Veja bem, também não estou me vangloriando por isso. Mesmo porque, mixar "de ouvido" é algo que pode ser treinado. Não como marombeiros em equipamentos de musculação. Fato que ritmo e interação com a pista se tem com o tempo de discotecagem, mas o ouvido é passível de treino sim.

Você já deve ter notado que, algum amigo seu, DJ, fica sempre de ouvido ligado em mixagens nas baladas. Bom, além de ser automático, digo isso por experiência própria, ele DEVERIA ter essa noção. 
Não para imitar passagens de músicas (se bem que não vejo mal nisso também !), mas acredito que manter os ouvidos abertos, trás mais benefícios. Um que posso citar logo de cara é a respeito da qualidade de repertório. Basta tocar algumas notas de uma faixa que você já sabe se ela serve para sua pista.

Eu uso muito essa "vantagem" quando modero as faixas do Grupo House Music Brasil do Soundcloud. Alguns segundos e já sei se a música vale a audição.

Pra finalizar, dois pontos que achei realmente interessantes no texto da PassionateDJ:

1) Para alguns, mixar "de ouvido" é mais divertido.
A tecnologia está aí para facilitar a vida de todos, até do DJ. Não irei, não nesse post, inflamar a ira de DJs que utilizam o recurso, mas, não uso o famigerado botão SYNC. E, afirmo em alto e bom som (aqui, em todas a letras !): É muito mais divertido.

2) Lá no texto, tem uma passagem ao que chamamos de "back 2 back", que nada mas é que dividir a cabine com outro DJ, mixando junto. É muito divertido e, se aprende muito ! Experimente meu caro leitor/DJ, você não vai se arrepender.

Então é isso ! Recomendo a leitura do texto do site gringo. E recomendo também você deixar algumas sugestões de pauta aqui no House Music Br. A redação agradece ! Até logo.

Nenhum comentário: