Hoje tenho um post longo, mas bem interessante, com o devido crédito de Marcello Mansur, aka. DJ Memê. Explico: Recentemente, aqui em São Paulo e no Rio de Janeiro (Pachá e The Week, respectivamente), tivemos a nobre visita de um dos fundadores da Def Mix, também citada em outro post aqui mesmo, Mr DJ David "Bad Boy" Morales, que dispensa comentários... Estão por aí remixes de Mariah Carey, Madonna entre outros grandes astros...
Só aquele remix de Space Cowboy do Jamiroquai com aquele solo de sax já fala por si...
A matéria que segue nas próximas linhas, foram transcritas da Comunidade House Music Brasil, se achar bacana, venha fazer parte dessa pioneira comunidade dedicada a melhor das vertentes da música eletrônica: House Music !
Epílogo de Edvaldo aka. Edvaldez:
Pra mim o ponto alto da noite foi quando ele tocou o "I feel love" de Donna Summer com Remix de Memê. Sabermos que isso rola desde 96, quando Knuckles fez o mesmo com Des'ree - "Living in the city", em pleno Sound Factory Bar... (ouvir falar) é uma coisa, mas ver é outra coisa. Memê brincando jogou no mixer uma nota de 5 reais (acompanhe a matéria !), em alusiva brincadeira das mais recreativas sob um suposto pagamento de jabá. Alí eu já estava satisfeito, ele podia tocar o que fosse, podia voltar a ser "marrento" como fosse, mas ver uma lenda como ele tocando um remix de Memê pra mim foi o ápice da noite.Agora vamos ao relato de Marcello Mansur !
Falando em "marrento" (gíria que caracteriza alguém que "tira onda", é "metido á besta" etc.), Morales me pareceu o contrário disso. Achei que ele não foi com minha cara ao sermos apresentados, tamanha força que apertou minha mão, mas o sorriso e a forma que me tratou era diametralmente oposta a tudo que eu já tinha escutado sobre o jeito dele, foi muito, muito simpático e sorridente, algo ausente de todas as fotos que eu já tinha visto dele.
Acho que eu de certa forma estava anestesiado, eu sou fã dele desde que escutei "Instinctual", do Imagination, em 88, depois ví um Remix de The Jacksons - "Nothing compares to you"), com o mesmo nome e pensei: "Esse cara é bom!" Eu jamais imaginei que anos depois eu compraria todos os vinis que vinham com a assinatura dele, independente do artista. Comentei com ele desde quando eu admiro o trabalho e citei alguns singles de longíncua data, ele me pareceu surpreso.
Valeu Memê, te devo essa !
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
Nunca fui amigo de David Morales....minha relação de amizade com KNUCKLES passa batido por ele, pois David é mais carrancudo...desconfiado e, talvez a vida tenha lhe sido um pouco dura. Preferi deixar assim sempre, e nunca fiz questão de ser apresentado, pois como gosto muito de sua música, ficava com medo de odiar o cara, sabe como é ?
Conheço FRANKIE KNUCKLES desde 1992 em NY , que desde entao recebe-me carinhosamente em sua cabine de som onde quer que esteja pelo mundo afora.Nosso encontro mais recente foi em Londres na minha tour passada, onde (pra encurtar a estória) percebi nele que o fato de ver meu nome rolando pelos discos de uns 3 anos pra cá, fez algum efeito na relação, e o tratamento: agora estava mais respeitoso, pois ele já tocava meus remixes...como diz o Marcelo Ribeiro: "Nada mais justo".
Hoje em dia temos uma palhaçada "interna" em que eu o chamo de "Dr. EVIL" , e ele só me chama de "NUMBER 2"...quem viu AUSTIN POWERS sabe o que é.
"Bicho"
CORTA...
•(NOTA: Relato feito pela produção, quando eu ainda não havia chegado)
David chegou no Rio as 11 da manhã, debaixo de um soléu que só o carioca sabe o que é. Hospedou-se no novo Hotel Fasano, na praia de Ipanema...não levou fé e não trouxe sunga, preferiu ficar biritando e dando risada na piscina.
No meio da tarde...la pr'umas 5 e tal , ligou-me MELISSA , a responsável pela produção de David aqui no Brasil nessa tour:
-"Oi Memê, tudo bem...tô no Rio. Vai no Morales hoje na The Week ?"
-"Oi amiga, bem vinda...Pretendo...que horas ele toca?"
-"Deve entrar umas 3 da manhã...mas tô te ligando pra saber se você não quer jantar com a gente...Eu, você, o David, o segurança dele mais o Andre Almada, dono da The Week também vão...o que você sugere? Ele come igual a um cavalo !!"
-"PORCÃO de IPANEMA, claro !! Eu tenho uma excelente relação la...deixa comigo."
-"Ok...passa pra pegar a gente no Hotel as 22:30 então?"
-"Ok...até então !"
Bem...agora não tinha jeito...vou ter que encarar...vamos nessa.
CAPÍTULO 2 - O JANTAR
• (NOTA:A partir de agora, relato o que vi com meus olhos.)
Sai de casa as 22:15 e levei uns 10 mins pra chegar lá...RIO nao tem trânsito ! (Sorry ,SP).
Antes de sair, botei no bolso presentes de boas-vindas que poderiam ser interessantes...3 CDs singles com alguns dos meus ultimos remixes:
- Fish Go Deed - The Cure and The Cause
- Hanna Hais - Jungo
- Donna Summer - I Feel Love (que eu o vejo tocar na versão original todos os anos aonde quer que esteja).
Assim que sentei, meu telefone tocou...era uma chamada urgente...fiquei uns 4 minutos falando e acabei pagando mico de mal-educado...tudo certo. Brinquei de levantar e chegar de novo...descontraiu a todos.
Bem...depois de mais uns 10 minutos, resolvemos ir. Pegamos 2 motoristas da produção e fomos em 2 carros. (NOTA:Os CDs que levei ,continuavam guardados no meu bolso.)
Nada especial no Porcão naquele dia...Todos comeram salada antes e a carne começou a girar...o maitre ofereceu o melhor da casa...inclusive frutos do mar frescos...David pediu....ARROZ E FEIJÃO e misturou tudo....ok ...Puerto Ricoooooooo !!!
Andre Almada puxou papo sobre a noite, e acabamos falando da THE WEEK...esperei a hora certa e mandei bons comentários sobre a casa...falei da cabine e das dimensões...e que alguma coisa me dizia que a noite ía ser otima...ele disse: -"TAMBÉM TO SENTINDO ISSO DESDE QUE ATERRISEI AQUI...E QUANDO SINTO , NORMALMENTE NÃO ERRO !!!"
CAPITULO 3 - QUEBRA DO GELO
Dali a pouco já estavamos no assunto MÚSICA: Alex, o segurança dele, um homem negro de 45 anos T-R-A-B-A-L-H-O-U no Paradise Garage, que onda né?...e o assunto virou OLD SCHOOL...músicas, samples...máquinas de gravação...como ele usa...como eu uso...falamos muito sobre CERRONE...ambos gostamos muito. Ficamos tentando adivinhar a capa de cada disco...falamos sobre analógico e digital...Vinil e CD. David me contou que ATÉ HOJE grava bateria e baixo na FITA ANALÓGICA e o resto digital...falava do grave analógico, blábláblá...eu já dei uma opinião diferente...Alex puxou o papo de Vinil x CD...foi bom...depois desse momento mais legal, tirei os CDs do bolso : Por cima o FGD...depois a HANNA...e por último a DONNA SUMMER:
David: "Oh...eu ouvi dizer que haveriam um mix novo dessa música...eu gosto muito do remix do dela."
Memê: "Pois é...foi feito em Janeiro mas só saiu agora...usei uma orchestra de cordas para o arranjo"
David: "Jura???? Quanto custou ??"
Memê: " Uma nota...mas aqui sai mais barato,pois a Defected pagou em Libras, e convertendo, dá pra pagar muito bem"
Fish Go Deep Orchestral Session
by DJ Memê
by DJ Memê
Quando ele viu o single da DONNA SUMMER, disse:
David: "Oh...THIS IS MY ALL TIME CLASSIC SONG...MY FAVORITE ONE"
Memê: "Imaginei...sempre vejo você tocando a original"
David: "Não vejo a hora de chegar no quarto de hotel antes da gig e escutar esse mix"
Pronto...acabou o gelo. Depois do jantar, fomos todos de volta ao hotel...ele subiu e voltou 1 hora depois, as 1:30 e veio direto a mim :
David: "Eu TENHO ISSO....Não sei onde está, mas quando ouvi, reconheci!!"
Memê: "Ótimo...agora você tem uma cópia nova...com label bonitinho e tal"
David: "Bem...já vi que hoje vai rolar um showcase seu lá no club então"
Memê: "HAHAHAHAHAHHAHAHAAHA.....que mais fazer, senão rir ?"
CORTA... Todos pro carro.
CAPÍTULO 4 - O CLUB
Chegamos na THE WEEK pelos fundos da garagem...a casa LOTADA e o ar condicionado infelizmente não dando vazão (o que atrapalhou bastante)... entramos na cabine ...ele viu a pista e soltou um URRO de felicidade !!!
A partir dali tomei uma certa distância...fiz o que gostaria que fizessem comigo na hora de tocar numa gig dessas...dei um tempo e fiquei observando.
Um fato muito curioso: Ele leva um case de CDs SOMENTE com as músicas principais que ele sabe que toca sempre, mas leva um laptop com TODO O RESTO....olha pra pista ao chegar, e senta com um pack de CDs virgens e começa a queimar os discos que não trouxe, botando nos CDs o que ele acha que vai caber lá...o LAPTOP fica la ao lado dele, e se ele lembra de uma que não está no case, grava um CDzinho na hora tambem...(NOTA: Laptop Apple, claro !).
Ele não parou a música (o que acho muito esperto) apenas mudou o clima todo da casa com a próxima música...EXCELENTE! A casa saudou o cara com respeito...e ele seguiu.
Volta e meia me olhava tipo: "que achou" ...eu respondia.
Lá pela quarta musica...surpresa: jogou o meu mix de DONNA SUMMER - I FEEL LOVE !!!
A casa veio abaixo...e ele olhava pra mim e ria....saí de onde eu estava e fui direto a ele...abri a carteira e joguei uma nota de 5 reais, simulando um jabá.
...HAHAHAHAHHAHAHAHHAA....risada geral na cabine toda !!!
Durante a noite ele fazia alguns comentários :
"Não acho que eles toquem muito vocal aqui...Se a música e boa, porque não tocar se for vocal ?? Uma estupidez que a nova geração não entende...falta-lhes experiência para entender COMO tocar os vocais !!" ...claro que eu concordei.
Até aqui tudo bem.
CAPITULO 5 - SURPRESA
Depois de uns 40 minutos ...muito suor e House...ele virou pra mim e me deu um susto:
David: "You know...É um prazer conhecer você"
E eu sem entender aquilo do nada...disse:
Memê: " Não, não David...é um prazer para mim...U da man"
David: "NO...eu levei tempo, mas Já saquei que você é como eu ... um cara OLD SCHOOL e não é bobo. Seu trabalho fala por você"
Memê: "Obrigado, Dave...mas você ainda não ouviu nada"
David: "NUMBER 2, certo ? " (lembre-se do capítulo 1)
Hahahahahhahaha.....
Aíííííííí eu saquei que ele tava me testando deeeeesde o início, FDP !!!! rsrsrsrsrsrsrs
A partir dali, eu apresentei a ele o EDVALDO , que merecia partilhar o momento também, pois conhece TUDO de Morales...David foi bem gentil. Fiquei aliviado...uffa !!!
Ele parou de tocar as 6 da manhã, e Ana Paula entrou. Guardou os discos e depois do set fez o que SEEEEEMPRE vi ele fazendo em qualquer lugar do mundo onde ele toca: SAIU PEGANDO A MULHERADA....de bôbo não tem nada. Até onde eu vi, tinha pego umas 3.
As 7 e meia da manhã, me despedi :
Memê: "To indo Dave...tô com sono"
David: " Que issooooooo...relax man...fica aí.."
Hahahahahahahah....fiquei não.Pra mim a noite ja tinha valido a pena !!! Saída pela direita....
Hoje tinha um e-mail dele dizendo que no domingo passou o dia todo no hotel, chapado, e que a viagem foi dura, pois pegou 2 aviões...mas sobreviveu ! Adorou a noite e quer voltar no Carnaval, pois foi convidado.
Se voltar, me avisa antes...senão, nos vemos em Miami na WMC.
Keep in touch, bro...
ENCERRAMENTO - O PRESENTE
Agora, eu LITERALMENTE divido com vocês uma parte que deixei para o final:
Quando joguei o dinheiro no mixer como "pagamento de jabá" por tocar meu remix, 10 minutos depois ele me chamou e me deu o dinheiro de volta. A nota ......já não era mais a mesma coisa:
Abaixo segue uma foto de uma cópia da nota.
Guardem com carinho...como eu recebi dele.
Abraços a todos
DJ Memê
P.S.: ...O Morales fez por encomenda de uma gravadora no Japão, um remix de YOU MAKE ME FELL do SYLVESTER. Era pra uma coletânea, mas nunca foi lançado.
Durante o set, ele tava no papo old school, e virou pra mim e perguntou se eu tinha...eu falei que somente a versão rádio...nunca tinha achado a longa.
Ele abriu o laptop, e queimou um CD com 4 versões...me disse: NINGUÉM TEM !!!! KEEP IT.
Nota do Elson: Agradeço a gentileza do Memê de me deixar transcrever essa matéria, praticamente um roteiro, que fiz com muito respeito e orgulho. Fiz algumas pequenas alterações, devidamente justificáveis... Uma delas foi sobre a nota R$ 5,00 que o o Morales lhe devolveu... No post original, na comunidade House Music Brasil, foi postado um link para download de uma imagem dela, maior que essa que está aqui, se você quiser tê-la também, assim como alguns vídeos e demais fotos do evento by Edvaldo, faça-nos uma visita no Orkut e clique no link lá disponível ! Todos serão muito bem-vindos !
post ouvindo algumas faixas para levar pra Taubaté City
5 comentários:
Super Post !
documentando bem demais o frenesi q foi essa postagem no HMB Orkut.
cheio de links e fotos ilustrando super bem esse texto.
Vlw Elson!
Show de bola..uma pena eu nunca ter visto ele tocar ao vivo, mais curto as produções dele desde 93..como foi dito o remix dele do Jamiroquai é fantástico, na minha opinião já se tornou clássico da House Music.
Valeu..Parabéns pelo post.
Opa esqueci de assinar..rsrs
Ricardo [MM] (São Paulo)
Valeu a visita Ricardo [MM] !
E o comment também ! :)
Abraço
P.S.: O remix do Jamiroquai é clássico mesmo...
Pôxa, que blog bacana!
E este post???
Adorei!
Como "houseira" de verdade eu parabenizo a equipe do blog.
Um abraço, muito HOUSE e sucesso em 2008!
Postar um comentário